GG - A faculdade da linguagem


Significado de faculdade da linguagem

Faculdade pode ser entendida por definição como possibilidade, capacidade natural de fazer algo, enquanto linguagem é a aquisição e utilização de sistemas complexos da comunicação humana. Juntos, formam à capacidade natural humana de aquisição da linguagem existente no indivíduo desde seu nascimento.

Essa propriedade é particular, presente num dispositivo inato do componente cerebral/mental e, por isso, biológico, interno ao organismo. Constitui a competência linguística ( de um falante, dessa forma, é um saber inconsciente que o torna capaz de criar, entender e reproduzir sentenças gramaticais do próprio idioma.

A gramática para Chomsky

Para ele, seria uma espécie de mecanismo que geraria infinitas frases gramaticais corretas de uma língua, obedecendo regras e produzidas sequencialmente. Analisada em diferentes pontos de vista (sintaticamente, semanticamente e fonologicamente), a gramática apresentaria traços e conceitos semelhantes em cada instância para todos os níveis de linguagem.

O nascimento da linguística gerativa

Teve início nos Estados Unidos na década de 50, através dos trabalhos de Noam Chomsky, com a publicação de Estruturas Sintáticas. Como resposta ao behaviorismo, Avram escreveu uma crítica ao novo livro de Skinner (principal defensor desse modelo), onde argumentou contra à visão comportamentalista que era proposta. Na Review, é relevado o papel da criatividade humana em construir frases inéditas e que seria ela o que distinguiria da comunicação animal.

Legado

Assim, aos poucos, houve a mudança de concepção empirista (de Skinner, Bloomfield e dos demais estruturalistas europeus) para outra racionalista (chomskyana). Delimitou-se também o papel do gerativismo na linguística, sendo ela responsável pela descrição da natureza e do funcionamento dessa faculdade.


Fontes:

https://mosqueteirasliterarias.comunidades.net/o-gerativismo-a-faculdade-da-linguagem

https://pt.slideshare.net/maria_glalcy/gerativismo-75426218

https://mundoeducacao.uol.com.br/sociologia/estruturalismo.htm

0 Comentários