Principais livros (Amazon)


Com mais de 100 livros publicados até então, selecionamos uma pequena lista dos livros mais impactantes de sua trajetória como escritor:

Quem manda no mundo? (2014)

Para melhor entender o que está acontecendo no mundo e suas relações de poder e governança, na visão de Noam, o livro traz uma análise aprofundada da ascensão da extrema direita no mundo ocidental e do poderio americano.

O lucro ou as pessoas? (2002)

Agora numa análise do sistema neoliberal e da Ordem Global, constata-se que por consequência desse modelo a desigualdade econômica e perca dos direitos civis serão problemas que muitos governos irão ter que solucionar posteriormente.

Mídia: Política propaganda e manipulação (2013)

A manipulação midiática sofrida pelas democracias fazem com que haja desinformação e alienação das massas, a discussão do seu papel e influência nessas sociedades é posto em pauta no escrito.

Requiém para o sonho americano (2017)

Novamente criticando o neoliberalismo, a desigualdade de renda propiciada por esse sistema e os fatores econômicos da vida das nações são parte de um dos melhores livros feitos por ele. Documentado na Netflix, ganha também uma participação especial do linguista, que fala da obra e mais abertamente da sua visão política.

Sobre natureza e linguagem (2019)

Desenvolve a relação entre linguagem, mente e cérebro, transpassando o campo da linguística e psicologia. Possui alguns textos escritos e uma entrevista sobre sua atual teoria.

Linguagem e mente - 3° edição (2009)

Uma coletânea de ensaios de Chomsky sobre a linguagem e mente publicados inicialmente em 1960, ganham uma revitalização com um novo capítulo e prefácio sincronizados com as suas próprias ideias.

Que tipo de criatura somos nós (2018)

Abarcando áreas da linguística teórica, ciências cognitivas, filosofia da ciência, biologia evolutiva, metafísica, entre outros, Chomsky faz um grande apanhado para mostrar os frutos do trabalho científico de um linguista, assim como o questões da educação humana.

Problemas do conhecimento e da liberdade (2008)

A síntese dos discursos feitos num ciclo de palestras em Cambridge, em 1971, dedicados a Bertrand Russel, trataram sobre a linguística e a filosofia moral. Além de tratar dos trabalhos da vida do matemático e de outros pensadores engajados em explicar a realidade, tange também assuntos de sua época, como a Guerra do Vietnã e os reflexos da Guerra Fria. Divida em duas partes, expõe a clareza das críticas em suas análises e seu artigo intitulado "Mudar o mundo" que aplica os conceitos chomskyanos políticos.

Estados fracassados (2009)

As incessantes intervenções militares americanas fazem da maior potência capitalista um exemplo de estado com característica autodestrutiva para o seu povo e o mundo inteiro. Segundo Chomsky, estados fracassados são aqueles que não possuem capacidade de "proteger seus próprios cidadãos da violência, consideram-se fora do alcance das leis nacionais e internacionais". A falta de compromisso do país com os pactos e convenções entre as nações são alvos de indagações em toda a obra. 





0 Comentários